Quantos tipos de Yoga existem?


2 min de leitura
26 Aug
26Aug


Quantos tipos de Yoga existem?

Como sabemos a história do Yoga é vasta e sua origem se perde no tempo. Como estamos tratando de uma manifestação cultural itinerante (que não se formou apenas na Índia, mas também teve forte influência dos povos ciganos e da cultura xamânica) é compreensível que o Yoga tenha sofrido influências diversas e tenha se manifestado de diversas formas, dando vasão a inúmeras escolas e estilos. O Yoga praticado pelos budistas do Tibet não é igual ao Yoga praticado pelos hindus da Índia, por exemplo. Mesmo dentro do próprio país há dissidências entre o lado Sul e o lado Norte. 

Por isso atualmente existem mais de 100 estilos de Yoga catalogados e outros tantos que ainda não ganharam notoriedade mas que em breve estarão presentes nesta lista. A prática de Yoga que se faz pelo mundo afora pode ser dividida basicamente entre linhas mais tradicionais e linhas mais contemporâneas e dependendo do estilo que se pratica há uma ênfase em algum aspecto da nossa existência, podendo ser uma prática mais física, emocional, mental ou espiritual.

A seguir listo alguns dos principais estilos praticados atualmente:


Escolas tradicionais:

- Hatha Yoga – Associado a prática de posturas e exercícios de respiração.

- Raja Yoga – Relacionado a meditação e práticas de controle mental.

- Bhakti Yoga – Associado a devoção, aos rituais, ao canto e a oração.

- Karma Yoga – Associado a atitude na ação e aos valores humanos.

- Dhyana Yoga – Relacionado a meditação, visualizações e contemplação.

- Jnana Yoga – Associado ao estudo das escrituras.

- Kriya Yoga – Associado ao equilíbrio energético através da prática de mantras em meditação.

- Kundalini Yoga – Associado a desobstrução do fluxo energético no corpo.

Principais estilos contemporâneos:

– Iyengar – Prática que enfatiza a precisão do alinhamento das posturas com grande permanência e associadas à respiração (utiliza “props”)

*Props = acessórios como bloquinhos, mantas, cadeiras, cintos.

– Ashtanga Vinyasa – Pautada na sincronização do movimento entre as posturas junto à respiração. Possui 6 séries fixas de posturas. – Vinyasa Flow – Um misto de Ashtanga, Vinyasa e Iyengar valorizando o movimento entre as posturas e a permanência e alinhamento da mesma, sempre associada à respiração.


- Yogaterapia - Prática terapêutica baseada no Hatha Yoga que preconiza os exercícios de Yoga (posturas, respirações, etc) como formas de prevenção e cuidado diretamente relacionados à saúde


- Yoga Hormonal - Prática terapêutica baseada em Yogaterapia que foca em exercícios voltados à saúde da mulher, sobretudo relativos a questões hormonais. 


As práticas mencionadas acima são as que têm maior aderência no Brasil sendo propostas que já ganharam o respeito do público por essas bandas. Mas a lista de estilos contemporâneos pode se estender ao infinito, indo desde práticas como Hot Yoga (Yoga numa sala bem quente) difundida na Califórnia e se espalhando pelo mundo, Beer Yoga (Yoga com cerveja), SUP Yoga (Yoga sobre uma prancha) bem conhecida no Caribe, entre outras propostas bem curiosas. 

Deixe seu comentário e vamos papear mais sobre isso.


Um forte abraço!

Namastê!

Rodrigo Figueira

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.