Quando surgiu o Yoga?


1 min de leitura
05 Aug
05Aug

QUANDO SURGIU O YOGA?

Yoga é uma prática milenar que vem de origem oral, ou seja, os primeiros escritos sobre Yoga, por mais antigos que sejam, ainda são bem posteriores ao seu surgimento. Por isso é impossível fixar uma data específica, mas podemos nos aproximar o máximo possível dela.

Estudos apontam para indícios do que hoje chamamos de Yoga no Vale do Indo por volta de 5000 anos atrás, ou seja… muito antes de qualquer literatura ser escrita.Essas práticas yóguicas foram chamadas posteriormente de práticas xamânicas, pois como se tratam de culturas tradicionais cujos saberes se dissipam no tempo, elas obviamente tem uma relação profunda.

As primeiras referências literárias sobre Yoga só surgiram 1000 anos depois, datando quase 4000 anos atrás, quando o termo aparece no Rig-Veda ainda se referindo ao Yoga como uma prática ritualística própria dos grandes heróis que dominavam os 5 elementos, mais tarde o Yoga vai aparecer como um conjunto de elementos mágicos e essa definição vai se transformando ao longo do tempo. 

Para se referir ao Yoga tal qual o conhecemos hoje podemos nos ater a um período de 3000 anos atrás, quando as escrituras apontam para caminhos que podemos identificar presentes de certa forma ainda hoje. O surgimento ou a formatação do Yoga como conhecemos está associado principalmente à escrita do Bhagavad Gita, que descreve caminhos de libertação pautados em ação desinteressada e esses caminhos se tornaram posteriormente linhas e escolas de Yoga. 

Enfim… um papo longo para pessoas interessadas. Se quiser saber mais deixe seu comentário e vamos ampliando esse saber.


Um forte abraço!

Namastê!


Rodrigo Figueira

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.