O que significa Namastê?


1 min de leitura
29 Jul
29Jul

O que significa Namastê?

Em várias partes do mundo as pessoas unem as mãos à frente do peito como forma de reverência a algo que elas respeitam muito. Às vezes simbolizando a gratidão, às vezes simbolizando a aceitação de algo sagrado.
Com certeza você já viu esse gesto alguma vez mesmo antes de praticar yoga.

Em Yoga é comum associarmos esse gesto a uma palavra que também reverencia o sagrado e essa palavra é Namastê.

Mas você sabe o que significa Namastê? 


Na Índia essa palavra e esse gesto simbolizam o respeito e a honra que sentimos ao estar diante de um ser sagrado. Mas há aqui um detalhe importante a ser percebido: para os indianos toda a vida é sagrada, todos os seres são sagrados. Por isso a reverência namastê se refere a todos os seres. 

Há até pouco tempo atrás essa afirmação era traduzida como “o sagrado que habita em mim, saúda o sagrado que habita em você”. Embora essa tradução não esteja 100% correta, ela também não está tão errada, visto que de fato é uma saudação ao sagrado que habita em tudo. Mas o significado mais correto é: Nama = “me curvo”, Tê = “perante a ti”.

Dessa forma essa palavra de poder associada ainda ao gesto das mãos unidas expressam o maior e mais profundo respeito que pode haver entre dois seres viventes. 

Que possamos unir nossas mentes para que juntas atuem em prol da elevação espiritual e da unidade entre os seres.


Namastê!


Rodrigo Figueira.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.